Miri® TL - o coração da pesquisa em uma das universidades de mais prestigio em Linz, Áustria

Estudo mostra que embrião planar tem baixo potencial de implantação.



Profº. Dr. Thomas Ebner da Universidade de Kepler em Linz(Austria)  esta trabalhando com  o aparelho  Miri® Time-Lapse  desde muitos anos e vem ativamento fazendo trabalhos de pesquisas  em varios aspectos do desenvolvimento de  embriões humanos. Seu ultimo trabalho de pesquisa em embriões humano representa o arranjo planar dos blastomeros no estagio inicial da clivagem (dia 2 do desenvolvimento) foi publicado com exito em 20171 no Arquivos de Ginecologia e Obstetricia.

Thomas Ebner (right) and Peter Fancsovits (left) discussing embryo annotation
Thomas Ebner(direita) e Peter Fancsovits (esquerda) conversando sobre observações do embrião

O estudo mostra que embriões planar são um resultado direto da clivagem irregular, são anormais e tem baixo potencial de implantação. O estudo revelou ainda mais que embriões planar tem mais chances de multinucleação e morfokineticos alterdos negativamente, gerando embriões de baixa qualidade e baixando a sobrevivencia ate o estagio dos blastócitos. O estudo  hipotetiza que um  centriole  defeituoso do esperma caminha para aneuploidia o que é a mais possivel causa desse  arranjo planar.

O grupo do Dr. Ebner sugere que exames para arranjo planar dos blastômeros embrionários tem tido muita significância. Detecção precoce no dia 2 da observação do arranjo planar pode ser proveitoso na de-seleção, aumentando efetivamente a previsão do indice de implantação. Através da imagem de lapso-de-tempo, as descobertas da pesquisa podem ser consideradas como uma ferramenta de previsão precoce para embriões aneploides na maioria dos pacientes. Mas de momento, aplicações de tal criteria para de-seleção precoce tem que ser injetada com cautela jáque  alguns  embriões nascidos vivos registraram anomalia na clivagem. Portanto, em pacientes com idade avançada (acima dos 40) com um numero limitado de Oocitos (1 a 2), tal embriões não devem ser descartados imediatamente. 

Thomas Ebner (right) and Peter Fancsovits (left) discussing embryo annotation
Figura 1. Constelação de Blastômeros no dia 2 da pre implantação do desenvolvimento. (A) Aparência Tetraédrica regular. (B) Arranjo Planar do blastômero mostrando clivagem inconpleta (objeto de estudo). (C) Fileira Planar das células como resultado de uma forma ovoide na zona pelúcida. (D)Embrião Planar com uma clivagem não suspeitosa girada a 90°. Deve ser ressaltado que embriões ilustrados em (C) e (D) não foram considerados como objeto de estudo(Arch Gynecol Obstet 2017; 296(6): 1199-1205).

Sobre Thomas Ebner

Thomas Ebner, PhD , graduado com honoraria pela Universidade Paris Lodron de Salzburg, Austria, em 1992. Terminando  seu doutorado e  tesis de pos-doutorado , ele se tornou Professor da Universidade em Salzburg, Graz e Linz. Ele publicou mais de 125 artigos e capítulos de livros com primeiro autor e co-autor. Pesquisas de interesse inclui processo de seleção de FIV não-invasiva , imaging por lapso-de-tempo, Oocitos/esperma artificial ativação e meio de cultura. Ele foi certificado com Clinico Embriologista Senior em 2008 pela ESHRE. Também foi Membro do Conselho do Apha- Cientistas em Medicina Reprodutiva de 2014-2017 e atualmente atua como  Membro  Executivo do Conselho da ESHER. 
 


 

Referências

Ebner, T., Höggerl, A., Oppelt, P., Radler, E., Enzelsberger, S.H., Mayer, R.B., Petek, E., Shebl, O. Time-Lapse imaging provides further evidence that planar arrangement of blastomeres is highly abnormal. Arch Gynecol Obstet 2017;296(6): 1199-1205.